oficina cultural

oficinas culturais texto

Páginas

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Minutos

Alguns minutos bastam para escrevermos aquilo que sentimos, ouvimos, vivemos, experimentamos, curtimos, reinventamos, ansiamos ou deixamos por fazer.
Proferir um gesto bastante peculiar, um sorriso por exemplo, assim, meio sem jeito, gostoso, maroto, com olhar atento... Às vezes é difícil.
Já sorristes com os olhos hoje? Pois então sorria, gargalhe afinal somos felizes por viver, respirar, amar, sentir...Gestos tão importantes que passam desapercebidos, num tempo sempre tão reduzido... É a vida, suponho, sempre louca e atribulada da pós modernidade provocando lapsos...
Uma linha escrita , um caminho traçado e o destino: sempre encoberto e escuso.
Quimera todos os amores fossem platônicos ou possíveis, muito pouco, para o deleite dos Poetas ou, que os dissabores da vida fossem somente pedras que saltamos pelos caminhos quase sempre retos.
Mas este velho baú de retóricas, o coração, é quem apela para as boas memórias.
Porém, mais tarde, ao final do caminho, depois de horas, dias, anos, décadas...E...Não, não! Como não percebemos que envelhecemos? Será que perdemos algo de importante por conta do nosso orgulho e vaidades?
Temos o nosso próprio tempo, não o percamos com tolices! Apuremos nossas virtudes!A vida é a plenitude em todas as suas vertentes...
E, alguns minutos bastam para que nosso coração se acostume à simplicidade recíproca da vida...

Luiz Carlos Reis

27 comentários:

Anônimo disse...

...sempre tão brando Luiz.

doce paz.




que seja um Novo Ano imenso em
coisas lindas.muita luz.


um beijinho da ana.

Kafé Roceiro disse...

Amigão,
maravilha de texto. Vim agradecer o apoio e conte sempre comigo.
Fique com Deus e Boas Festas. Inté, meu amigo.

Jéssica disse...

Quanta verdade no que escreveu.
'sorrir com os olhos' - lindo isto. Eu sou muito sorridente mas como dizem que meu olhar é triste, acho que não sorrio com os olhos. Pena, eu queria!
Essa música me deixa maluca...rs...
Vim te ler, te beijar e desejar um fim de semana gostoso, beijosssssssssss

Anônimo disse...

Passei para ver como ia o Ano Novo, e com agrado constato que a qualidade é a de sempre, igual ao ano anterior, sendo imprescindível vir aqui. Resta desejar Bom Ano e óptima semana, e já agora, faça o favor de ser feliz.

Poemas e Cotidiano disse...

Luiz, meu querido:
Que maravilhosa mensagem... a gente pode enxergar seu coracao dentro dela.
Voce precisa postar mais dem 2007 e nos mostrar essas maravilhas que tem dentro da sua cabecinha.
Que lindo sorrir com os olhos, e tambem, sorrir inteira para a vida.
Um beijo meu querido, sou sua fa, viu?
Um maravilhoso 2007!
Mary

Anônimo disse...

Lindo Luiz, lindo.

Feliz 2007.
Beijos.

Anônimo disse...

Luiz Carlos,

Sim. Aproveitemos o nosso tempo fazendo aquilo que gostamos realmente, aquilo que faz bem para nossa alma e rejuvenece nosso coração. Assim, que a inspiração nos seja dada através dos bons fluidos, dos bons pensamentos e das energias positivas!

Beijo.

ruth ministro disse...

Lindo texto... sempre desenhado com ternura, escrito com paixão... num minuto fizeste-me sorrir :)

Beijos para ti

Um Poema disse...

É isso, Luiz. Uns minutos, apenas uns minutos... e o tempo passou. Com surpresa descobrimos que, de repente, o ontem já passou há tanto tempo. Já está tão lá para trás.
Excelente!... Obrigado pela partilha.
Um abraço

Anônimo disse...

Deixo o meu sorriso, hoje e a cada dia...em todos eles...
E reli acompanhada pela bela escolha musical, as tuas palavras sempre tão lúcidas e ternas.
Deixo um forte abraço ecorrendo um sorriso

Anônimo disse...

Olha, foram muitos os minutos que ganhei lendo suas palavras e pensando em cada frase e posso dizer que perderia muitos outros minutos aqui.
Estou, literalmente, sorrindo com os olhos.

Beijos!!!

Anônimo disse...

É engraçado como a gente sempre subestima um minuto e nunca percebe quanta coisa pode ser feita com estes 60 segundinhos.
Irônico como o ser humano é tão imediatista e tão lento ao mesmo tempo.
Amplexos!

Lata Mágica Recife disse...

Minutos, Minutos, Minutos, são eles que fazem toda a diferença nas imagens produzidas por nós.
Enquanto uma câmera digital faz uma foto em 1 milésimo de segundos, a nossa lata faz em alguns minutos.

Willam & Odilene

Jéssica disse...

Passando bem de mansinho pra te beijar (uia)
Bom fim de semana, beijo*.*

Anônimo disse...

Passei para desejar óptimo fim-de-semana e apreciar esta interessante página, onde impera a qualidade e bom gosto.

BETTINA PERRONI disse...

A veces duele tanto ver que los minutos se agotan...prefiero verlo no como cuenta represiva sino progresiva... vamos mirando siempre hacia el frente, la meta ya la conocemos, esa no importa tanto.

Besitos y gracias por tus palabras

Jéssica disse...

Eita música danada de linda, sô. Já q não tem post novo, fico só ouvindo e viajando...
Ray era um rei, sabia mexer com as emoções da gente... Bom domingo, beijo bem dado*.*

Kaotica disse...

Ah, muito bom escutar de ti um sopro optimista, animador, empolgante. Começar o ano com todo o pessimismo para trás das costas. Não, não me dei conta que envelheci, os outros é que nos julgam as marcas físicas do envelhecimento e o espelho que nos engana e desengana conforme os momentos. Não, pelo menos eu sei que não envelheci: minhas causas são as mesmas, minha vontade de lutar não esmoreceu, minhas utopias são bem melhores que a realidade que ficou à minha volta. Eu ainda sou criança por dentro, meus olhos vêem tudo pela primeira vez e ainda me espanto do meu espanto. Agora sou só mais atenta e tenho uma maior capacidade de relacionar as coisas do mundo. Conheço-me melhor, a mim já não me engano. Tenho a consciência da morte e da vida, de que essa é a nossa condição. O tempo cada vez passa mais depressa. E eu continuo a agarrar o dia. Estarei a envelhecer e a gostar?
Beijos

Susana Miguel disse...

O meu coração bate pelas pequenas coisas da vida. pequenas, fundas e simples.

Um abraço grande
e obrigada pelo lindo email de natal:)
a minha porta está sempre aberta e as cigarras aguardam a sua visita.

Lorena disse...

Querido Luiz,
E como perdemos tempo com tolices!
Beijos no seu coração e fique com Deus!

Cecilia M disse...

"A vida é a plenitude em todas as suas vertentes..."


Excelente! Quanto tempo eu não vinha aqui ler as coisas boas que escreve e aprecio. Adorei o seu texto, e partilho dessa mesma visão da vida.

Deixo um beijo
Fica bem

Anônimo disse...

Por Tia Paula

Não é por nada, mas acho que está na hora de atualizar este blog, caro colega.
Amplexos!

PS: Não consegui me identificar no post, por isso fiz essa merda improvisada.

[ paulada.weblogger.com.br ]

Naeno disse...

Um porém. O tempo não depende de nós. E mesmo nós, por livre arbítrio, podemos dar variações ao tempo as mais diversas possíveis. Existem pessoas apressadas que perdem menos tempo em fazer determinadas coisas, que outras, que associal o esmero, o capricho. Mas também existem os hábeis que mesmo com toda pressa do mundo conseguem executar algo, também com perfeição. E existem aqueles que fazem da mesma forma, depurada, as mesmas coisas, que o apressado levava, assim temos uma condição quatro vertentes a serem analizadas, em todas cabendo a contagem do tempo, e esta para cada uma se mostrando quantitativamente diferentes.
1. A pessoa apressada que não consegue o esperado de sua ação, se quizer ver o seu produto bem elaborado terá que repetir tudo, e seguramente o tempo consumido duplicará, ou triplicará.
2. O que fez a mesma coisa, em sua perfeição, na pressa, por que habilidade, já consumiu outra quantiade de tempo;
3. O que se esmerou, a conseguir um produto à altura dos demais, co a mesma qualidade, de forma demorada, já utilizou outro tanto de tempo;
3. O que não tem habilidade e fica tempos repetindo até conseguir chegar a igualar-se aos demais, já terá utilizado muito maior que todos.
Onde eu quero chegar. Quero dizer que o tempo podemos fazer. Mas podemos fazer dentro dele. Nos aperfeiçoando, racionalizando, vendo o que nos interessa ou não.
Com isso não estamos a trabalhar em favor da diminuição do tempo vivido ou coisa parecida. Mas deixando um campo limpo para outras coisas interessantes, a nosso favor fazermos e vivermos melhor.

Naeno

Naeno disse...

Não sei nada do que disse, eu vi falarem em tempo e perdi tempo, fazendo esse rosário de penas.

Um beijo

Naeno

Isabel disse...

Como estás certo.

O tempo é sempre escasso.

Urge sempre.

Nunca é tarde

Mas o tempo não para e já ficou sempre tanto por fazer, por dizer, por ver, por dar...

Apuremos as nossas virtudes sim...

Não podias estar mas certo nem te-lo escrito melhor.

Um sorriso para ti.

Até breve.


Isabel

☆Fanny☆ disse...

Foi bom ter vindo até aqui e ler este texto que se aninhou no meu coração.

Partilho as tuas palavras, os sentimentos que florescem na poesia do teu coração.

Tudo seria tão grandioso e tão belo se as pessoas se detivessem na alegria daos pequenos milagres da vida!

Encanta-me o sorriso que vem do olhar...como o olhar inocente e sincero de uma criança!

Fica bem, amigo!

Um abraço e o meu sorriso de estrelas*

Fanny

Å®t Øf £övë disse...

Luiz,
Apesar de saber que não actualizas este teu blog com regularidade, gosto de passar cá muitas vezes só para ouvir a musica que tens a tocar. "Apaixonei-me" por ela. Afinal as coisas boas da vida podem estar em pequenas situações, como esta de ouvir uma música que nos toque fundo.
Abraço.