oficina cultural

oficinas culturais texto

Páginas

terça-feira, julho 17, 2007

Ao escrever poemas...


Tenho a mão pesada ao escrever poemas. Abro, no papel, profundos sulcos, tipo leito de um rio, por onde navegam palavras, pensamentos, histórias, coisas colhidas nas trilhas desta vida. Não acaricio as palavras, espremo-as, até ter delas seu sumo, seus significados. Uso cores agressivas, por vezes exuberantes, quando tento passar uma mensagem. Quando falo de saudade prefiro o cinza, nostalgia em branco e preto e a revolta em águas barrentas, sempre! Estou mais para realidade, a vida me fez assim!

Tenho a mão pesada aos escrever poemas, machuco o papel, até perceber que alí existe sangue, suor, saliva, sentimento, não sei escrever sem expor feridas. Parir versos é remexer nas entranhas, é cutucar cicatrizes, fazê-las ardidas, só assim o poema sobrevive e eu consiigo exorcizar minha dor.

Imagem

Naldo Velho, Literarte, ano XXII, nº 264, Fev/2007

25 comentários:

P disse...

É isso mesmo. Mão pesada ou leve mas sempre na fronteira entre prazer e dor, no fundo de nós próprios.
Abraço
P.

tb disse...

O que tem de positivo é exorcizar a dor...
mas escrever deveria ser prazer, magia, alegria, porque a vida é isso mesmo, o resto é apenas invenções da humanidade. :)))
beijo meu, poeta!

Jéssica disse...

Oi, td bem com vc? Eu melhorando a cada dia e se Deus assim permitir, caminhando pra cura. Um beijo e obrigada pelo carinho de ouvir tão linda música*.*

BETTINA PERRONI disse...

Que linda Imágen :D

escribe amigo, solo deja que tus dedos obedezcan a tu corazón... y que todos esos pensamientos maravillosos fluyan... un abrazo :D

Pete disse...

A poesia não me consegue cativar, talvez por nunca a ter compreendido. Mas que a sua essência é mágica, lá isso é.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

Anônimo disse...

Quando escreve isso, mostra e impõe o quão extraordinário você é quando escreve. As palavras precisam expor sua essência e isso vc bem sabe fazer.

Beijos.

Lata Mágica Recife disse...

Passamos para desejar um excelente final de semana!!!

Willam & Odilene

jguerra disse...

Escrever para mim sempre me possibilitou uma espécie de catárse das dores e dos múltiplos sentires. Compreendo perfeitamente tuas palavras. Abraço.

Anônimo disse...

Não dizem que "Ninguém é poeta sem sangrar" ?

Escrever às vezes é como talhar o mármore, embora eu prefira q a escrita apenas flua delicadamente...

Um beijo querido e um ótimo dia!

Um Poema disse...

Luiz,
Gostei deste teu jeito de dizer "Tenho a mão pesada para escrever poemas..."
Não sei se escrever poemas será o mesmo que parir versos, ainda que julgue que uma e outra opção terão o seu quê da personalidade do seu criador impressa.

Um abraço

BETTINA PERRONI disse...

Querido amigo Luiz Carlos... solo he pasado a saludarte y agradecerte mi querido amigo, esa linda compañía y tu amistad.

Abrazos muy fuertes :D

*Um Momento* disse...

Passei vinda de algum blog Amigo
Encantada fiquei
Parabéns
Um dia lindo :))

(*)

Lorena disse...

Amei o patinho! Fofo demais!
Um super beijo no seu coração meu anjo!

Jéssica disse...

Posso estar enganada, mas esse patinho me passa a imagem do abandono e da solidão. Poderia ser eu no lugar dele. Bem, pelo menos é assim q me vejo hj. Mas saio daqui melhor... Que música!!!
Um beijo*.*

impulsos disse...

O poema nasce do sentimento de quem o escreve!
De mãos pesadas ou não, o que importa é saber transmitir o que se deseja, usando as palavras certas conforme o tom e a cor que o poema pede.

Eu, gosto muito do que escreves!

Um beijo

Jéssica disse...

...rs...Eu ainda acho keli tá 'bandonadu', e chamando pela mãe...rs... Um beijo*.*

Poemas e Cotidiano disse...

Oi meu lindo!
Passei para te ver... e escutar a GEORGIA..
Um lindo fim de semana, viu?
Beijos carinhosos
MARY

Anônimo disse...

Pesada e abençoada mão. Podes até ter a mão pesada ao escrever poemas, podes nem acariciar as palavras, mas quem escolhe uma imagem dessa, é a própria singeleza que se instá-la a minha frente,rs.
Escrever é falar de dentro, muitos são um misto de ficção e realidade, outros pura concretude, não importa. Nada mais desafiador do que uma folha em branco, convidando a desvirginá-la. Escrever para mim, é desnudamento, intimismo, entrega. Gostei de visitar-te, de ler o teu texto que nasceu em base de sentimentos.
Beijos Luiz Carlos.

Anônimo disse...

a mão pode ser pesada, mas a sensibilidade e qualidade é intensa, o que apreciei imenso. Boa semana.

Susana Miguel disse...

«não sei escrever sem expor feridas»

gostei das tuas palavras e do peso delas.

(...)

um abraço luiz,
é tempo de maresia e de sol:)

Belinha Fernandes disse...

Que palavras tão sofridas!Agora vou escrever algo que parece mentira mas que é pura verdade: um amigo meu de Liceu tinha um familiar que se chamava Mão Pesada!Verdade!E ele chamava-se João Carlos Papa Fina Cara de Anjo.Como é que foi isso possível eu não sei, mas deve ser dos nomes mais invulgares que ouvi.Mão Pesada, como no poema...Linda música no fundo!Gosto muito!

Å®t Øf £övë disse...

Luiz,
Eu não sei escrever poesia, e certamente se o tentasse abriria grandes buracos no papel de forma a que não fosse possível escrever uma mais letra que fosse. No entanto tenho que te confessar que gosto muito de a ler.
Abraço.

Anônimo disse...

Olá, vim ver as novidades e estás ausente. Pena! Deixo um beijo e o pedido para que voltes. A música é bela.

Unknown disse...

Que bem que escreve!

Grande texto!

Bom fim de semana.

Abraço.

ZezinhoMota


http://poetaremportugues.blogspot.com

D´MORAES disse...

CORAÇÃO PEQUENO

Falar,dizer,amar,você,
Dizer,falar,você,amar,
É mais que bem querer,
É mais que bem sonhar.

Quero,amar,espero,olhar,
Amar,quero,olhar,espero,
É mais que bem sonhar,
É mais que bem venero.

Demais,querer,faz,ter,
Querer,demais,ter,faz,
Ser da flor o sereno.

Faz,ter,demais,querer,
Ter,faz,querer,demais,
Meu coração pequeno.

D´MORAES(FIRE HEART)
REDENÇÃO-PA 16/09/2008