oficina cultural

oficinas culturais texto

Páginas

segunda-feira, junho 12, 2006

Cotidiano de um suburbano - O começo

O dia promete ser atribulado. O vai e vem de pessoas esbarrando-se entre si, cada qual no seu rumo, incerto, efêmero, às vezes sem sentido, me atordoa.Sou mais uma incógnita, anônima. Receoso indago que caminho devo seguir ? Essa pós- modernidade utópica e retrógrada me contagia ... Sou fruto passivo da xenofobia congênita, que impregna as “coisas velhas” e ultrapassadas... vencidas. Um novo plano eclode da virtualidade: o subjetivo humano.
Penso, talvez eu exista! Descarto qualquer plágio!
As unanimidades persistem e corroem as discussões sem argumentações.Existem dialéticas sem fundamentações ou filosofias artificiais?
Nas ruas tribos amotinadas amontoam-se e disputam espaços urbanos nos picos mais altos da selva de pedra. Pitorescas são as formas e os variados signos que maculam a arte... rupestres. Retroagimos?
Como animais racionais nos isolamos do mundo a nossa volta. A tela do computador, a televisão, a internet, hipermídia... essa “coisa” chamada modernidade tecnológica tornou-se nosso mundo visionário. Indefesos e acuados não sabemos como fugir. Neste exato momento nos tornamos escravos e não vemos mais pessoas indo e vindo, o gerúndio se torna implacável. No recôncavo do nosso leito pagamos pela virtualidade subjetiva e... manipulamos nosso cognitivo, formatamos nossas vidas. Os esboços ao nosso redor, são retratos pitorescos, cubistas, reproduzidos em cadeias e elos que tentamos cruzar com a realidade. Volto à utopia antagônica que me impregna. Estamos apáticos à realidade que nos cerca.Voltemos à realidade. Quanta tecnologia! Mas que importa, sou avesso a ela, xenófobo, absolutamente...xenófobo. Quero afogar o celular... na privada!Internet?
Universo midiático sem sentido e virtual. Quanta viagem! O contexto é outro, corro para não perder o ônibus, a estas horas lotado na imensa Gothan City paulistana.
No coletivo, entupido, odores ardidos e fétidos dos amplexos involuntariamente arvorados, que nos abraçam a balaústres capengas e recostos rudes. No balanço da Nau urbana e sem velas ...o vento dissipa a catinga.

Luiz Carlos Reis

29 comentários:

isabel mendes ferreira disse...

e eu espero que o vento se transforme em vandaval e leve para longe tudo o que é lixo....:)


excelente "escrever" este aqui.

obrigada pela visita....

abraço.

Anônimo disse...

olá

obeigada epla visita e parabéns pale excelente escrita!

beijos no coração

http://spaces.msn.com/margaridamatos/

Anônimo disse...

Heeyy!
thanks por passar lá tah?
seu blog continua mto cutte!
;**

Anônimo disse...

eu gosto de futebol,mas sou contra esta alma patriotan que so se liberta nesa epoca.Pra mim isso é uma grande forma de desrepeito a nação

Anônimo disse...

´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´¶¶¶¶´
´´´´´´¶¶¶¶´´¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶
´´´´¶¶¶¶¶¶¶´¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶
´´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶´
´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´
´¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶´´
´¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´
´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´
´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶
´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶
´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´... PRA MIM O GRANDE INTERESSE É PRA QUE O BRASIL GANHE A COPA:NO CASO DISSO ACONTECER A POPULA~ÇÃO FICA EM EXTASE E ACABA ESQUECENDO DAS FAUCATRUAS E COISA ASSIM.APOSTO QUANTO VC QUISER QUE SE FOR CAMPEà QUANDO CHEGAR NO BRASIL O LULA VAI ESTAR LÁ ABRAÇANDO CADA UM E DIZENDO INVESTIR EM ESPORTES...

Anônimo disse...

´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´¶¶¶¶´
´´´´´´¶¶¶¶´´¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶
´´´´¶¶¶¶¶¶¶´¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶
´´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶´
´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´
´¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶´´
´¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´
´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´
´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶
´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶
´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´... PRA MIM O GRANDE INTERESSE É PRA QUE O BRASIL GANHE A COPA:NO CASO DISSO ACONTECER A POPULA~ÇÃO FICA EM EXTASE E ACABA ESQUECENDO DAS FAUCATRUAS E COISA ASSIM.APOSTO QUANTO VC QUISER QUE SE FOR CAMPEà QUANDO CHEGAR NO BRASIL O LULA VAI ESTAR LÁ ABRAÇANDO CADA UM E DIZENDO INVESTIR EM ESPORTES...

Anônimo disse...

Não vou falar de futebol, mas sim deixar um beijo ao doni deste lindo blogs.
Beijão TiBéu

Ana Luar disse...

que venha abrisa da limpeza para que possamos respirar...

Anônimo disse...

O desenho de um quotidiano um pouco sombrio...acende a luz, vá!
Beijinho

Anônimo disse...

Olá, caro amigo da blogosfera. Muitíssimo obrigado pela visita ao meu blog e mais ainda pelo tempinho que gastaste para ler e comentar. Sim, em minhas veias corre um pouquinho de lirismo mórbido, um goticismo romântico... Gostei demais dos seus textos, vejo que tu és alguém que gosta de escrever e sabe o que está dizendo. Nos esbarramos por aí, num destes ermos caminhos dessa tão ampla blogosfera. Um abração,
Vicente Junior

PS.: Estarei sempre por aqui.

Kaotica disse...

Eu vim retribuir a visita e gostei do teu blog. Vou por um link no meu Pafuncio. Boa prosa e bom gosto. Continue vivendo mais do que sobrevivendo nessa selva urbana. Aquele abraço!

Rui Martins disse...

faço minhas as palavras da kaotica... acabo de adicionar você (uso a palavra no mesmo modo que vocês a usam aí no Brasil e nós infelizmente já esquecemos...) na minha lista de favoritos...

Pérola disse...

Venho retribuir a visita e, aplicar aqui a velha máxima” comentário com comentário se paga”... Embora eu não escreva para os comentários, mas sim para mim, gosto de mostrar o meu agrado a quem fala do assunto exposto, pois a maioria não o faz, coisa que não entendo, pois quem se dá ao trabalho de comentar deveriam fazê-lo em relação ao post e não a qualquer outro assunto...
Relativamente à sua escrita, devo dizer: incógnitas somos todos, até para nós, se não nos dermos ao trabalho de nos conhecermos.
Nesta aldeia global somos obrigados a usar de todos os meios para fugir à rotina do socialmente imposto ou do politicamente correcto.
Pensas, existes, e longe de qualquer plágio! Adorei.

Anônimo disse...

oia oia To de volta hihihi

alice disse...

boa noite, luiz,

gosto muito deste nome ;)

agradeço e retribuo a sua amável visita

vou ficar a ler o que escreve

um beijinho

alice

Anônimo disse...

Que bom q gostou!!! ^^
Eu tbm adorei hihihi
Amanhã passo com mais calma pra ler seus textos, é que hj tá mto corrido aki e to me aprontando pra sair!

Bjs

Anônimo disse...

Caramba, teu blog tá mt legal. Mts textos incríveis, mt bom pra quem aparece por aki. Continue assim. Parabéns!

Anônimo disse...

...e como se viaja por aqui.todo o sentido.todo o contexto.


obg por sua visita.
deixo-lhe um abraço.voltarei.

sotavento disse...

Vim agradecer e retribuir a visita e gostei do espaço!... :)

Anônimo disse...

Carambaa Junior..
Ta dahora, hein??
Mais ai...naum li naum...mó preguiça!!Caramba vc ta inspirado msm...ou é texto copiado??hauahua

Mto lindooo
BJosss

Anônimo disse...

Olá Luiz,

adorei este texto que li! Magnífico! Começamos a ler e... não se consegue parar até final. Parabéns!

Obrigado pela visita e palavras deixadas no meu espaço.

Tudo de Bom para você!

Um Poema disse...

Fabuloso retrato da nossa condição de vida.
Afinal não somos todos nós, por todo o mundo, suburbanos da vida?... Confinados ao nosso micro espaço, dele apenas nos arriscamos a sair, em precária segurança, por telefone e tela de computador, fazendo do ecrã da TV janela de vigia do que se passa lá fora.
Muito bom este olhar sobre a vida.
Um abraço

Anônimo disse...

Obrigada pela visita ao meu canto e obrigada também por nos oferecer tanta verdade nas tuas linhas.
Volte sempre.!!! Eu voltarei aqui.

Anônimo disse...

Como vc qr q eu te explique??
Mando por e-mail ou aguardo vc conectar o msn? :)

:*

Anônimo disse...

Luiz,

dou-lhe toda a razão no comentário que fez. Eu própria tenho consciência do que lá expôs. No entanto, ainda bem que eu fiz o post e você o comentou. Era essa a intenção. Tentar "levantar um pouco a poeira"... se é que se consegue alguma coisa neste meio, mas... não custa tentar. :)

Um abraço!

Alberto Oliveira disse...

... as vozes e os odores citadinos da Gothan City paulista chegaram até este lado do Oceano em perfeitas condições de leitura.
Estarei atento em próximos relatos urbanos.

Alberto Oliveira disse...

... faltaram os abraços.

sofia disse...

thanks pelo o comentario

poca disse...

bem... por aqui escreve-se!!!

nem me trevo a acrescentar nada para não estragar...

de fininho... um beijinho e bom fim de semana!