oficina cultural

oficinas culturais texto

Páginas

terça-feira, novembro 14, 2006

(...)Prólogo

O frio castigava, sentia nos ossos. Na face rubra o sereno condensava-se em gotas geladas que causavam arrepios. Protegia-me com a gola do casaco, já velho e surrado, mas de nada adiantava. De repente uma rajada de vento polar...Que estranha analogia! Os imensos arvoredos da praça açoitavam como chicotes estalando no ar. Uma penumbra mórbida completava a paisagem. E... Minha figura era protagonista de mais uma noite sozinho. Insólito e pressuposto monólogo.
Essa solidão... De onde vem as conquistas ? E os caminhos porquê são sempre tortuosos? Experiências que suponho virem destas estradas íngremes da vida...
Um vazio que nos arremata em pensamentos... Obscuros por falta de opções. Loucuras de um passado empírico. Outrora vividas!

Sei lá! Estamos no presente! Cada minuto ou segundo, ou mesmo horas a realidade se faz presente, portanto, imprescindível à crônica do tempo...Cronológica de genealogia inconstante...
Deixa disso!?!? - Pensava.
O frio aplacava minha memória, recostei naquele banco úmido e gosmento da praça outra vez. As árvores e o vento já não faziam muito sentido...

E, a noite já não era tão mórbida como parecia pois a lua estava carregada de emoção, mostrava-se saliente e atônita... Cheia e iluminada... Clara!
- Onde estavas frio? As escolhas: sempre tão difíceis.
Ajustei a gola do casaco e me levantei, precisava continuar, construir uma trilha pois o caminho ja estava traçado.
Assim como o tempo as estradas são repletas de pedras e obstáculos... O sereno agora é garoa fina... Onde está a lua? E o vento ?

Paira apenas uma brisa... Úmida... Fria!


Luiz Carlos Reis

47 comentários:

Anônimo disse...

Adorei "precisava continuar, construir uma trilha..."
Maravilhoso....bom final de semana...bjs

Um Poema disse...

No regresso, é bom voltar à "Oficina...". Vim agradecer a visita, as palavras simpáticas e, naturalmente, vim ler-te.
Bom fim de semana.
Um abraço

Lata Mágica Recife disse...

Passamos para desejar um bom final de semana!

Abraços dos amigos da lata:

Willam & Odilene

Anônimo disse...

Adorei!!!
Um texto bem envolvente. Você vai continuar né?

"Minha figura era protagonista de mais uma noite sozinho. Insólito e pressuposto monólogo."...caiu como uma luva pra mim...rsrsrs

Muitos beijos querido
òtimo domingo pra vc

Poemas e Cotidiano disse...

Oi meu querido amigo,
Por onde anda voce?
Tudo bem?
Que maravilhoso texto! Sim meu querido, estamos no presente... e embora o passado as vezes pese muito, eh o presente que nos espera!
Um beijo com amor,
Mary
PS: Ah essa musicaaaaaaaaaaaaa!

ruth ministro disse...

O frio... a noite... a lua... todos eles protagonitas deste texto lindo, todos eles encantados à luz das tuas palavras.
Beijinhos das nuvens :)

Isabel disse...

Excelente meu amigo... o seu caminhar na noite pelo caminho já traçado.
Enfrentando os obstaculos... e a penosa e libertadora brisa... húmida e fria.

Lindo, continua por favor, virei sempre ler.

Morreu o grande poeta pintor e grande homem Mario Cesariny, é hora de lhe acenar um até sempre vendo-o partir, de mãos dadas com a morte.
Os dois sorrindo.

Partiu mas deixou-se ficar inteiro para nós.
Eterno na nossa memória.

Até já.

Isabel

tb disse...

As tuas palavras sempre intensas e cheias de significado sentir...
Sim precisamos todos de seguir nossas trilhas acertar o rumo, pois que o caminho apenas está começado.
Beijos saudosos

Anônimo disse...

Comentário cretino: neste momento sinto qualquer coisa, menos frio!
Amplexos.

BETTINA PERRONI disse...

Querido amigo... me mantengo aqui observando como el panorama de la vida se desarrolla sin control alguno y nos lleva a vivir momentos así, así tal cual tu texto.

Un abrazo

Anônimo disse...

Oi...
Tô passando pra mandar um beijo e agradecer o carinho de sempre viu.

Å®t Øf £övë disse...

"o caminho ja estava traçado"
Tantas vezes coloco esta questão a mim mesmo. Será que somos nós que escolhemos o nosso caminho, ou simplesmente nos deixamos ir ao sabor do vento???
Abraço.

Jéssica disse...

Meu passado foi lindo, meu presente anda mal das pernas, mas meu futuro há de ser brilhante...
Beijos demorados, pra curtir bastante essa delícia de música nessa voz maviosa... afe... d+++++++

Isabel disse...

Vem ler uma história que uma fotografia pode contar... se te apetecer escreve uma inspirado na mesma foto... só a foto tem de ser a mesma o resto tu decides.

Até breve.

Isabel

Anônimo disse...

Bom fim-de-semana, e desculpe a ousadia: para quando novos textos.

Kaotica disse...

Que bom que esse trilho, essa brisa te trouxe de volta! Tanta frieza vem afinal revelar todo o calor da emoção contida. Há momentos em que o frio nos tolhe mas quando conseguimos vencê-lo renascemos mais fortes da cinza das horas.
Um abraço!

veritas disse...

Arrepios...senti ao ler...ainda existe essa capacidade...

Voltarei...

Angela disse...

Em primeiro lugar, quero agradecer a tua visita ao meu cantinho.

O teu texto ainda me fez sentir mais frio! Mas será que as nossas próprias sensações serão opções? Será que privilegiamos umas em relação a outras?

Beijo grande.

Isabel disse...

Vim agradecer-te as tuas visitas que tem sido muito significativas para mim.

Desta ves a realidade que escrevi é a minha.

Desta vez custou mais a sair.

Mas está lá como acto de coragem de revolta e de vontade de viver para quem quiser ler.

Até breve.

Isabel

Jéssica disse...

Como não tem homem aqui, me dou o direito de após comentar, dançar frente ao espelho... delícia de música...
Beijo de boa noite*.*

Kafé Roceiro disse...

Engraçado como o passado nos faz mal em algumas vezes ou talvez na maioria das vezes. Sempre tive um retrato do meu velho na sala onde ele estava fortão, sorrindo e cortando churrasco. Todo dia, chegava, olhava pra ele e pensava. "Êita home arretado esse meu pai!" - Cara, ele continua sendo arretado, mas tive que tirar o retrato por que hoje ele está numa cama de hospital, não consegue mais fazer nada daquilo que fazia com tanto gosto e amor pela vida afora. Fiquemos quietos com o presente que é melhor, não é?

No mais, amigo, um abraço grande procê...

Anônimo disse...

Saudações, meu caro amigo Luiz Carlos. Fico honrado em receber-te direto no meu humilde espaço. A poesia não é minha única parceira lírica, tenho também uma banda de Gothic Metal, a banda Reich. Poesia e música, fusão perfeita, simbiose una!
Abraços, amigo!

Bela disse...

Nas minhas deambulações vim ter aqui ao teu canto...e não posso deixar de dizer que achei este espaço muito bonito, recheado de belas palavras...
Abraço grande

Anônimo disse...

Voltei, reli. Como é bom reler as tuas palavras...
Deixo abraço bem quente :)

Lorena disse...

Nossa! Que saudade desse cantinho que toca tanto a nossa alma! Meu querido Luiz, desculpa não ter respondido os seus comentários antes, mas é porque eu estava de férias no trabalho e só posso usar a internet aqui. Mas li todas as suas palavras carinhosas e pode ter certeza de que meu coração guardou todas elas.
Muuuuuuuuuuuuitos beijos pra você e tenha um restinho de semana abençoado!

isabel mendes ferreira disse...

obrigada Luis....


brisa . sempre brisa...adocicada.



úbere.



beijos.

Desavexando disse...

Hmmm...

não sei ao certo se 'intrínseco' pode ser um elogio!...mas tive essa sensação durante a leitura... um texto sublime e intrínseco...

Anônimo disse...

"Gozo a brisa que me dão e a alma que me deram para gozá-la
e não interrogo mais nem procuro"









...bem vindo meu querido.
É sempre um prazer.



Um abraço muito grande.
Dois sorrisos.

Diogo Santos Personal disse...

Salve Salve Luiz Carlos... perfeito como sempre!
Parabéns!!!!

Jéssica disse...

Oi, meu anjo... andei sumida e aos pouquinhos tô voltando... Passei pra te beijar, posso?...rs...
Beijossssssssssss

Anônimo disse...

Obrigada pela visita...fique com meu carinho e te espero por lá...
beijos

Jéssica disse...

Beijossssssssss
Beijossssssssssssssssss
E mais beijosssssssssssssssssss
Apareça!
Meus beijos de carinho pra você*.*

Ponta Solta disse...

É na solidão que muitas vezes encontramos o caminho...

Gosto muito dessa ambiência do frio, da noite e do luar, é propícia para pensar, ou não pensar!, e simplesmente absorver o que Natureza dá gratuitamente... Momentos de proporcionada introspecção, com um belo cenário...

Revi-me no texto.

Bjs

Rui disse...

Quando retoma a oficina os trabalhos?

José Pires F. disse...

E falta sempre alguma coisa quando não estamos bem connosco.

Gostei.

Abraço.

Susana Miguel disse...

belo texto!

Obrigada pela visita:)
deixo um abraço e um beijo de boas noites.

Anônimo disse...

Parabéns. Muito bom seu texto!!

BETTINA PERRONI disse...

Solo pasé a dejarte un fuerte abrazo, y mis mejores deseos para esta Navidad y Año Nuevo :D

isabel mendes ferreira disse...

olá brisa romântica....sempre ascendente!



Tu.



deixo-te um abraço.

telúrico. mas vivo.

sempre!



_________________________


obrigada.

veritas disse...

Olá!

Gosto imenso que me visite, que deixe o testemunho da sua passagem.

Bjs. Boas festas que se aproximam.

Anônimo disse...

Lindo, lindo, lindo... Como uma brisa suave que afasta meus mais pesados pensamentos...

O que seria de nossa vida sem as pedras no caminho e o vento frio? Só assim valorizamos a luz do sol!

Aproveito pra desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Felicidades Mil!!!!

Beijo.

Pete disse...

Passo para lhe desejar um bom Natal a si e à sua família.

Um Poema disse...

Luiz Carlos,
Desejo-te um Natal muito Feliz e que o Ano de 2007 seja um ano de muitas graças, prosperidade e paz, para ti e para quantos te são queridos.
Um abraço

Anônimo disse...

Boas Festas, Santo Natal e Próspero Ano Novo, são os meus sinceros votos.

Poemas e Cotidiano disse...

Oi meu querido Luiz Carlos!
Ahhhhhhhh essa musica, qualquer dia me mata e caio durinha aqui em cima desse teclado! Risos
Querido, que voce tenha um maravilhoso Natal, viu? Deus te abencoe sempre.
Um beijo carinhoso
MARY

Jéssica disse...

Adorei o beijo molhado e caliente que você me deu lá no meu 'lugar gostoso'. vc é carinhoso, educado e gentil. Desejo a vc e sua família um 2007 recheadinho de coisas muito boas; se as ruins acontecerem, q vcs aprendam e cresçam com elas. Eu tenho aprendido. Hj sou muito melhor q ontem. Beijos sabor cereja*.*

Pete disse...

Na altura não li profundamente este conto, mas agora que o li bem devo dizer o quanto às vezes as pequenas coisas da vida nos fazem pensar ou olhar para elas de maneira distinta conforme o nosso estado de espírito. A nossa vida é feita de opções e escolhas, umas mais dificeis do que outras, mas temos que as tomar mesmo que no futuro vejamos que erramos.

Um Abraço e bom resto de semana.