oficina cultural

oficinas culturais texto

Páginas

sexta-feira, outubro 27, 2006

Hoje, amanhã e...Sempre


Os dias vão passando e mais se torna cinzenta a natureza. Céu, Mar e Terra transformando-se em palco de destruição, onde os artistas somos todos nós (ainda não escrevemos o último capítulo).
Mas, saibamos desde já, o Epílogo: Existência sadia dasaparecerá.
Pois, que tal mudarmos o roteiro a que destinamos o mundo!?
Lembremo-nos de que somos todos parte integrante da natureza e, se destruirmos parte dela, parte de nós está sendo tirada.
A culpa é minha, por culpar você...
Você é culpado, por culpar a mim...
E nós somos culpados por perdermos tempo uns culpando os outros, em vez de melhor cuidar de tudo que ela nos dá.
Então, aproveitemos que ainda podemos enxergar um pouco do azul do céu, outrora tão azul, e voltemos a ser, realmente, humanos.
Desta maneira estaremos dando o primeiro passo ao reencontro com a verdadeira felicidade, a saúde...
E, assim , a poesia sobre a primavera terá razão de ser.

Texto: José Vieira

50 comentários:

Jéssica disse...

Uma das minhas vovós queridas costumava dizer qdo eu e meus irmãos éramos pequenos, que 'a culpa é tão feia que ninguém a quer'. Pq qdo fazíamos alguma traquinagem, nunca assumíamos a culpa e apontávamos o erro pra um outro irmão dizendo, 'não fui eu, foi ele'...rs...
Pois é, amigo... é por aí, se cada um de nós fizer a sua 'mea culpa', minha máxima culpa, o futuro será bem mais saudável.
Parabéns, belo texto, importante chamada à nossa consciência. Uma bela tarde pra vc, beijos*.*

Anônimo disse...

Uma bela escolha que fala de um tema que me é tão querido, e tão actual.
Todos e cada um somos responsáveis pelo que se passa á nossa volta!
beijos amigo, que tão desaparecido tem andado.
Espero que agora que a campanha eleitoral chegou ao fim com a realização da 2 volta, fique tudo mais calmo. :)

Poemas e Cotidiano disse...

Luiz: Um tema realmente que "mexe" com a gente, e tambem com o futuro de nossos filhos.
Um beijo querido
MARY
PS: Ahhhhhh essa Georgia...

ruth ministro disse...

"E, assim , a poesia sobre a primavera terá razão de ser."... sempre sensível, sempre delicado, sempre humano... Beijos e parabéns por seres quem és :)

Jéssica disse...

Passandod e novo só pra te beijar e pra ouvir essa música deliciosa... Beijossssssssss

Lorena disse...

Querido Luiz,
A natureza me passa uma paz inexplicável... Principalmente o mar. Quando estou diante dele, sinto a presença de Deus ainda mais forte! Também quero agradecer de coração pelas dicas que você me deu! Segui todas elas! E o papel com as palavras-chave me transmitiu um pouco mais de segurança. No início estava muitto nervosa, mas não tinha jeito, eu tinha que apresentar o trabalho de qualquer forma. Fui toda me tremendo, mas consegui falar tudo direitinho, as coisas vinham cada vez mais na minha cabeça e a tremedeira passou. Falei muito! Acabou que fui a que mais falei do grupo! rsrs Todos elogiaram a minha "superação de bloqueio" e fiquei super feliz! Acho que da próxima vez será mais fácil falar em público!
Que você tenha um feriado abençoado!
Beijos no seu coração!

Um Poema disse...

Obrigado por nos trazeres este texto de José Vieira. Afinal, mais um apelo à consciencialização.
Vai sendo tempo de nós, todos nós, aprendermos a definir prioridades. A saúde, a nossa, a do planeta, a das gerações vindouras, não será prioridade absoluta?
Um abraço

BETTINA PERRONI disse...

Sim, seu têm razão. Eu não posso culpar o outros se sou também parte deste universo e everytime eu tenho uma possibilidade eu peço a mim.. o que Sou eu capaz de fazer manter este céu azul? que ... mantenha nosso paraíso? ... Sei que meu esforço não é suficiente mas eu não abandonarei.

Belo

Kaotica disse...

Que bom é saber que também a ti te inquieta o tema da natureza (e da sua destruição). Para mim o tema da conservação da natureza é hoje em dia o mais importante, aquele que poderá fazer com que mude o rumo de degradação que o mundo está a tomar. Para que isso aconteça, todos temos que mudar e para isso é bom que tomemos consciência que se não exigirmos a mudança para já poderá ser tarde demais. Posts como o teu, textos como o dele, são muito importantes e urgentes.
Um grande abraço!

Anônimo disse...

Blogue duma estética irrepreensível, comprometido com a beleza da vida, a merecer mais e constantes visitas no futuro. Gostei imenso desta página elegante. Bom fim-de-semana.

Isabel disse...

Adorei este post e todos os outros que li neste teu belissimo espaço.
Vou visitar-te mais vezes prometo e convido-te a visitares-me tambem.

Até breve.

Isabel

Jéssica disse...

ai ai
essa música me dá arrepios...
bom fim de semana
beijosssssssssss

Anônimo disse...

Passei, reli e deixei beijo de bfs. :)

Anônimo disse...

Bonito. Pena que não se aplica na prática... é difícil as pessoas se tornarem humanos...infelizmente é muito dificil.

Aquelas palavras emmmeu blog eram apenas palavras. Que bom que você gostou e lhe atribuiu nome de poema.

Beijos!
Tenha um otimo fim de semana!

Anônimo disse...

Façamos, cada um, a sua parte. Cuidemos de nosso verde, protejamos a nossa terra, saibamos amar e respeitar o fruto, a semente, a natureza, o céu, o mar, a vida!... Sejamos TERRA. Sintamos TERRA. E só assim, amaremos e respeitaremos esse universo rico e exuberante que nos envolve.

Beijo.

Cecilia M disse...

Culpo-me a mim e aos outros tenho conciência que faço cuidado com a preservação da natureza, mas sei que poderia fazer muito mais.
Uma optima semana
Fica bem
Beijo

Rui disse...

Deixamos que as coisas pequenas ocupem um espaço grande dentro de nós. Verdade.

Anônimo disse...

Olá querido. Tudo bem com você?

Estamos sempre tão preocupados em encontrar culpados para tudo que esquecemos que somos tão culpados quanto todos os outros.

A saída, como você mesmo disse, seria voltarmos a ser humanos por completo, mas será que isso é possível diante de tudo o que ja modificamos?

Beijos

Kafé Roceiro disse...

O homem é o animal mais devastador do planeta. E o pior, ele devasta contra ele mesmo. Incrível esse "inteligente" animal, não?

Anônimo disse...

Adorei a postagem da Dama, só não consegui clicar nos comentários lá. Estou em dívida contigo, por não ter feito mais nenhuma visitinha. Mas, estou aqui!
E como sempre, me deliciando com tuas postagens. Parabéns!

Anônimo disse...

Mui lindo, profundo e verdadeiro este texto. Obrigado, meu caro, por trazer a nós um mundo tão vasto e interessante de palavras e por mostrar que toda a realidade e a poesia devem manter-se em constante sinestesia. Tenho a honra de tê-lo como leitor assíduo de meus poemas e a honra de poder encher meus olhos com tão magníficos textos de sua autoria. Abraços de um fã!

Jéssica disse...

oi eu aki traveiz
sempre querendo ler algo novo...
Beijossssssssss

tb disse...

deixo beijo porque ele é sempre novo :)

Lígiah Costa disse...

Olá Luis!
Obrigada pelas suas visitas no meu blog!Sempre com palavras que me dão cada vez mais vontade de escrever!!
Adoro seus textos também!Sempre muuito bons, com um vocabulário rico e mensagens que tocam-me profundamente. Parabéns!
Tem coisa nova no meu blog!
Abraços, até breve!

Zeca disse...

Olá Luis!
A correr e com os miudos em gritaria só tenho tempo para te desejar um excelente fim de semana.
Fica bem

Pete disse...

Um mal da humanidade em geral, não mudar as coisas só porque os outros também não querem mudar.

Um abraço e bom fim-de-semana.

Jéssica disse...

Procurei essa música pra por no meu 'lugar gostoso' e não achei...
acho tão linda... beijo e bom final de semana*.*

Lata Mágica Recife disse...

Uma questão social que nos faz pensar o quanto à educação e o sentimento de preservação do meio ambiente esta presente na vida de poucas pessoas, prova disso é que o tratado de ki Oto não foi assinado nem pelo Japão e tão pouco pelos EUA, estão mais preocupados em rede terrorista do que na preservação do meio ambiente no geral.
Willam & Odilene

Kafé Roceiro disse...

Amigo! Felicidades...

Jéssica disse...

Beijo nivuxê com carinho nesse lindo domingo de frio e chuva (aqui)

Poemas e Cotidiano disse...

Meu querido Luiz:
Venho aqui neste Domingo frio de Outono, ouvir minha musica preferida, e lhe desejar um lindo Domingo!
Que voce sempre seja feliz, e que Deus o abencoe!
Beijos
MARY

Anônimo disse...

Não postou mais porque? Pára não. Não é um pedido, é uma ordem...rsrsrs... Obrigada pela visita, beijos no coração também e uma otima semana!

Anônimo disse...

Oi querido!
Tô passando de novo por aqui para agradecer a sua gentileza. Você é um amor viu!
Depois que eu colocar a foto nova aí você me diz se continua com a mesma opinião...rsrsrs

Beijos!

Isabel disse...

É lamentavel o que vamos fazendo aos poucos achando que não é nada, que não tem importancia que as coisas graves são os outros que fazem. Mas não, o mal que cada um faz é um mal imenso que põe em risco a sobrevivencia do maior bem: a natureza e consequentemente a nossa própria sobrevivencia.
Pobre natureza que ainda assim nos continua a dar o que pode e solitária a tentar lutar contra o mal que lhe fazemos.

Obrigada pelo teu alerta.

Isabel

Jéssica disse...

Aguardando post novo, enquanto ele não vem, passando pra ouvir a música e te dar um beijo*.*

☆Fanny☆ disse...

Todos nós temos uma parcela de culpa na destruição do nosso planeta!

Assusta-me o futuro...sinceramente! Talvez seja tarde demais!

Um abraço de estrelinhas*

Fanny

Jéssica disse...

Linda sexta-feira pra vc... um beijo*.*

Poemas e Cotidiano disse...

Querido Luiz Carlos:
Deixei um desafio no meu Blog que gostaria muito que voce participasse.
Afinal, quem nao gosta de saber da mania dos outros?
E voce eh uma pessoa especial para mim!
Um beijo
MARY

Anônimo disse...

Passei para ver se havia textos novos. Bom fim-de-semana.

Kaotica disse...

Olá Luiz Carlos! Passei por aqui para te lançar um desafio. Vai até lá ao meu Pafuncio para ver se queres entrar nessa. Tenho sentido a falta dos teus posts. Bom fim de semana!

Jéssica disse...

olá. Luiz... passando rapidinho só pra te beijar (uia)...rs...
Beijosssssssssssss

Kaotica disse...

Is there anybody out there?
Volta logo. Abraços!

Kafé Roceiro disse...

Dou muito valor à natureza. Hoje a água é normal. Futuramente será como ouro. Mas acho que o homem de maneira geral não entende o que se passa no planeta. A questão do aquecimento global, do buraco na camada de ozônio, etc... Amigo é sempre bom revê-lo.

Jéssica disse...

Vim buscar vc pra comer doce, vem comigo, vem... Beijossssssss

Isabel disse...

Vim dizer que adoro receber-te lá no meu sitiozinho.
Encanta-me vir aqui.
E com o mesmo encanto te recebo.

Até breve

Isabel

Susana Miguel disse...

tenho passado, tenho gostado e já tenho saudades de novos textos:)
Espero que esteja tudo bem consigo.

Um abraço.

veritas disse...

Olá!

Gostei do encontrei por aqui. Muita sensibilidade e permeabilidade a aspectos, que no conceito de muitos dos seres humanos que povoam a terra ocupam, pura e simplesmente, um segundo plano, ou outro um tanto ou quanto ainda mais indefinido.

Voltarei.Um abraço.

tb disse...

Vendo que n tem escrito...
deixo beijo com carinho

BETTINA PERRONI disse...

Hola, vengo a darte las gracias por tan lindas palabras que has dejado en Génesis... mira, que linda música... puedo dejar el blog abierto por horas y dedicarme a escucharla :)

Gracias

Å®t Øf £övë disse...

Luiz,
É mesmo como diz o texto. Um dos grandes problemas do ser humano, é que gosta de criticar, de culpar os outros, de procurar soluções para tudo, mas colocá-las em prática que seria o prioritário, e o que resolveria realmente alguma coisa, muito poucas pessoas o fazem. Daí estarmos a caminhar a passos largos para o capitúlo final.
Bom fds.
Abraço.