oficina cultural

oficinas culturais texto

Páginas

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Conto de Carnaval

Mês de fevereiro... Verão, praia, piscina e ... Carnaval que desponta como reduto incontestável de Reis Momos, Arlequins e Pierrôs trazendo na bagagem muita diversão, folias e folguedos. No norte e nordeste brasileiro têm frevo e maracatú, no sul o contágio dos enredos e a luxúria de blocos, cordões e escolas de samba. No centro-oeste o siriri festeja a folia carnavalesca às margens do Rio Grande. Mas é na Bahia, nordeste brasileiro, onde o carnaval fora de época, de estafantes e contagiantes blocos e trios elétricos compõe o cenário da festa tupiniquim. Para os festeiros de plantão, diversão garantida, para outros tragicomédia. E, Doutor Zulmiro, solteirão convicto no auge dos seus quarenta e poucos anos, boa forma física ensaiava, a caráter, alguns passos e marchas carnavalescas, não queria fazer feio. Precavido preparou tudo às vésperas. Passagens e reservas com destino à Salvador. No aeroporto o desabafo:
- Dane-se! Dane-se tudo...a patética situação econômica e política da Argentina, os entraves políticos no Brasil, a febre aftosa, LULA e sua corja, as eleições ...O que importa nesse momento é curtir o carnaval...esquindô lê lê! Esquindô lá lá – gesticulava com os dedos em riste. A ansiedade e a expectativa tomavam conta daquele “tiozinho”. Haja coração! Quanta mulher bonita e “gostosa”, pensava Zulmiro. Na praça Rui Barbosa, o público apinhado e gigantesco pulava freneticamente. No meio da ror estava Zulmiro... Ê Zulmirão! Curtia como um chicleteiro, numa empolgação alucinada. O calor exalava os mais diversos odores de “sovaco”, mistura de gente, suores, purpurina e confetes. A bebida predileta, uma tal de “capeta”, à base de vodka, guaraná em pó e canela, esquentava ainda mais e haja água pra hidratar e agüentar o embalado carnaval fora de época do nordeste.. Tem folia pra muitos dias. Nossas mulheres! Que belas obras na mãe natureza! Morenas ou loiras, tropicanas e calientes, beldades brasileiras de curvas sinuosas em minúsculas roupas. Insinuando, provocando, rebolando as cadeiras e instigando as mais loucas fantasias daquele quarentão, ao som da banda Chiclete com Banana. Empolgou-se! Não soube precisar de onde veio o pescoção... uma... raquetada, para ser mais exato!O tapa foi tão forte que Zulmiro despencou e estatelou-se no chão. Caído, foi pisoteado e “atropelado” pela multidão fanática que cantava o refrão: “Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.Na Santa Casa de Salvador, as ataduras que cobriam o corpo de Zulmiro, davam-lhe um aspecto de “múmia egípcia”. No ouvido persistia o zumbido da bofetada, que quase lhe estourou os tímpanos. Na televisão...o Big Brother da reeleição...é Lula lá.. - Paz e amor! De novo! Nas lembranças de Zulmiro o carnaval não acaba na quarta-feira de cinzas... termina antes! Certamente a mulher do próximo não é colírio para os olhos! E... tudo começa outra vez, eis que o samba... é de uma nota só!

Luiz Carlos Reis

26 comentários:

Um Poema disse...

Surpreendente este Zulmiro! O certo é que, fosse ela morena ou loira, a beldade tinha a mão um tanto pesada de mais, não?!... rsrs
Bem vindo ao convívio dos que não puderam acompanhar Zulmiro a Salvador. Espero que as férias tenham sido muito boas.
Um abraço

BETTINA PERRONI disse...

Igualmente he visto el carnaval y no solo eso, que he participado en el. A mi en lo particular, es una tradición de mi tierra que me gusta, además que no pierdo la oportunidad para ver el de Brasil y Venezia...

Te mando muchos saludos.

Besitos,

Anônimo disse...

Adorei!
Tem muito cara de Brasil e de Carnaval - ou o que ele representa para uma pessoa meio rabugenta como eu.
Zulmiro nada mais é que aquele senhor inconveniente que insiste que as mulheres todas estão lá apenas como parte de suas fantasias e por isso podem ficar à mercê de seus olhares enojantes.
Ou não.

Lígiah Costa disse...

OLá Luis!
Gostaria de tirar umas dúvidas e pedir a sua ajuda. Conheci Hugo Linzmaier, é artista plástico, escritor, advogado e compositor. Leu uma poesia minha, se interessou e quer fazer uma parceria comigo. Você conhece? Se já ouviu falar de algum livro dele também. Ele diz que é conhecido em muitos países e viaja sempre divulgando seus trabalhos. Adin Costa e Fernando Jorge são críticos das obras dele.
Andei procurando pela internet, mas não encontrei nada a respeito.
Aguardo uma resposta.
Obrigada desde já, Lígia!

Menina do Rio disse...

Essa de ir atrás do trio elétrico, será que já morri????
Inda bem que tudo acaba na quarta feira, rs...

beijinhos

Anônimo disse...

Aqui não tem odores de sovaco, mas a qualidade de texto de quem sabe e gosta de escrever, com agrado e fino gosto. Óptimo fim-de-semana.

Poemas e Cotidiano disse...

Oi meu querido Luiz!
Sabia que voce me eh muito caro?
Tenho uma grande ternura por voce, meu amigo querido...
Ahhhhhh essa musica...que coisa mais linda...ainda esta aqui a minha espera.
Que voce tenha um dia maravilhoso, e que sua semana seja abencoada, a voce, e sua familia.
Um beijo carinhoso
MARY

Anônimo disse...

hahahaha excelente!!!! Fiquei com uma peninha do Zulmiro...rs
Mas também, quem mandou ficar tão embriagado pelas formas e curvas das loiras e morenas; acho que ele esqueceu de olhar pra quem tava perto delas né. Bom, acontece. Ano que vem tem Carnaval de novo, todo ano tem.

Beijos!!!

ruth ministro disse...

Deixo um beijinho, ainda bem que estás de volta :)

tb disse...

Mas que texto! Admiro tua arte da escrita. Tão acutilante, tão real. Uma descrição de outros carnavais dentro do carnaval que não conhecendo, fico com uma ideia do que será.
E infelizmente há tantos assim ainda por aí...
Abraço forte

Anônimo disse...

e de metáfra em metáfora o conto se refaz na mais hábil história...



________________belíssimamente dita....:))))

abraço...deste lado do mar!


(Piano)

Lorena disse...

Querido Luiz,
Pois é! Andei sumida mesmo, mas dessa vez foi porque fiquei sem conexão aqui. Mas agora já estou de volta!
Um grande beijo pra você e uma super semana!

Å®t Øf £övë disse...

Luiz,
O que vale é que o povo costuma dizer que a vida são dois dias, e o Carnaval três, por isso é que o Zulmiro não chegou à quarta-feira de cinzas.

eh eh eh

Abraço.

Anônimo disse...

obrigada....


_______________

por tudo....

:))))

enorme abraço.


(Piano)

Diogo Santos Personal disse...

O que dizer sobre seus escritos?! Como sempre perfeitos!!!
É meu querido, agora as coisas começam a tomar seu rumo (ou não?!)...
Parabéns... e sucesso sempre!

Um super beijo da sua querida "mineirinha"... todo carinho é permitido!

isabel mendes ferreira disse...

Tu Luis és um doce....:)))mesmo. obrigada..
e acabei de te/vos/nos dedicar tb este dia....que é de todos...tb.

com uma flor....beijos...

___________________

veritas disse...

Olá!

Achei este conto exemplar. Muita gente questiona o mesmo que Zulmiro acerca do povo brasileiro, mas não adianta...são atropelados...

Bjs. Gostei muito deste momento.

BETTINA PERRONI disse...

Querido Luiz Carlos, vengo a agradecerte tu compañía en mi espacio. Espero que todo esté bien contigo yyyyy te mando abrazos femeninos :D

Un beso

Poemas e Cotidiano disse...

Oi querido!
Vim aqui lhe dar um beijo.
E ouvir essa musica lindaaaaaaaa!
Voce eh uma pessoa especial para mim, sabia ne?
Entao ta!
Beijos
MARY

Desavexando disse...

hehehehe...

"odores de sovaco"

sensacional!!

Anônimo disse...

Olá, meu querido. Não eram férias minha ausência era stress puro mesmo. Acho que chega uma hora que a máquina pára. Obrigada pela flor e pela presença sempre muito importante. Li seu post e o carnaval tomou outros olhos para mim...perfeito.
Um beijo e uma semana linda!
Sou sua fã.

Anônimo disse...

Passei para ver o blogue, verificar se havia novo texto e desejar boa semana.

tb disse...

Vim reler, escutar esta música que gosto, agradecer tuas palavras sempre tão motivadoras e deixar um beijo e o meu sorriso

Anônimo disse...

Olá Luiz que saudade!
Passei para lhe deixar um abraço e desejar a continuação de bom domingo.

Poemas e Cotidiano disse...

Querido Luiz!
Finalmente conheco voce! Que homem bonito, e que rosto simpatico, de gente boaaaaa!
Meu querido amigo, voce precisa postar mais, viu? Nao tem tempo, eh?
Um beijo com carinho, e obrigada pelas suas visitas, sempre tao carinhosas.
MARY

BETTINA PERRONI disse...

Luissss :D

Has puesto foto a tu perfilll

Nice to meet you :)... muy agradable