oficina cultural

oficinas culturais texto

Páginas

quarta-feira, setembro 13, 2006

Esses Poetas...


Quão sábios e ecléticos são os poetas. Parnasianos epítomes da sapiência e criatividade mutuam as letras, dilaceram os vocábulos, adornam as palavras, enfeitam verbetes...Transformam-nas em sonetos, prosas e incontestes poemas.
Na esperança quadrante e harmoniosa da perfeição as prosas rebentam em versos, platônicos, puros, sutis, incautos das pretensões amorosas... Em vestes poéticas que marcam sentimentos e dissabores sempre metamórficos...
Essa coletânea de essência nobre, versada sobre rimas, assedia e acalenta as Musas e Divas.
Um plagiar sincero e subjetivo dos sons matutinos da primavera, do canto sinfônico dos pássaros... Do pôr do sol... Do João-de-Barro, fidedignos construtores, fiéis à amada, de canto nobre... Sulcam a terra onde retiram os grãos... Pequenos grãos de terra os pilares para seu ninho...Leito fiel!
Ah! Esses poetas! Sempre embalados pelo canto... Promissores...Encantam-se por muito pouco... Devaneiam!
Esses poetas... Que elevam os sonhos para outro espaço tempo... E deixam na memória lembranças ternas... Eternas...
A lágrima efêmera que escorre na face é real... A emotividade aflora, descende da sinfonia que se acaba... Finda...
O som dos acordes...num fado!
Esses poetas...

Luiz Carlos Reis



24 comentários:

Anônimo disse...

Ola acabei de ler seu comentario e adorei como vc se refere aos adolescentes, vc pode ver que apesar de nao usarmos pontuação na internet e escrever "vc" e "pq" pensamos e tempo inteligência... Meu pai sempre acha que eu nao posso fazer nada e que eu não tenho cérebro... Obrigada pela visita viu? Seja sempre bem-vindo no meu blog

Bjuxxx

Kafé Roceiro disse...

Esses poetas fazem nossa relação com o mundo ficar melhor. Viva os poetas! VIva meu amigo, você é um deles!

Pete disse...

Dá para perceber que gosta imenso de poesia, eu sou mais ligado à prosa. Mas mesmo assim dá para verificar a beleza das palavras escritas.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

ruth ministro disse...

Também adoro poesia... e fado! Muito bonito o que escreveste. Beijos

Poemas e Cotidiano disse...

Nossa Luiz, que coisa mais linda sobre os poetas. Que enternecedor, e que visao bonita voce deu.
Adorei!
E essa musica de fundo..ah! meu amigo, essa musica eh demais!
Um beijo carinhoso
MARY

Um Poema disse...

Ler-te é sentir que a prosa pode ser e é, quando escrita como tu escreves, também poesia.
Um abraço

Anônimo disse...

Sabe que eu tenho uma concepção meio peculiar demais (será que existe isso???) sobre os poetas e a poesia. Valoriza-se muito, ainda hoje, a poesia erudita, a métrica perfeita e as palavras milimétricamente colocadas.
Mas o grande barato da poesia é percebê-la no cara que fala tudo errado, na pura musicalidade das palavras e, principalmente, perceber a "poesia anti-poesia" do cotidiano.
Ósculos e amplexos!

Alexandra disse...

Cheguei, li, reli e voltei a ler... MAGNÍFICO!!!

Um beijo!

Maresi@ disse...

Adorei Luis este tema do teu poema tão sensivel e emotivo.... Essas metaforas sao sublimes...

Vim a gradecer te astuas simpaticas palavras la no meu recanto ..

Deixo beijo suave_______Maresi@

Lara disse...

Lindo..

beijos

Anônimo disse...

Uma poesia em prosa por quem é um prosador poeta.
Como é bom ver todo o talento, sensibilidade e inteligência de tua escrita!...
Um abraço com poesia :)

Jéssica disse...

Embora me comparem às hipérboles, adoro as metáforas... Uma ótima tarde pra vc... beijo*.*

Anônimo disse...

Valeu, pelo comentário no meu blog. Eu concordo com oq disse. è por isso q defendo muito a existência da internet. Porque sempre há, e sempre houve pessoas com pensamentos fracos e facilmente influenciadas. Um bom exemplo disso foi o nazismo. Apesar de todas as coisas que estavam acontecendo, perseguição, assasinatos, o povo simplesmente estava cego. Hoje, com a internet qualquer um pode expressar suas opiniãos em um lugar público onde milhares de pessoas têem acesso. Assim essas pessoas, poderão ter acesso aos dois lados da coisa, poderão avaliar e escolher qual a melhor opção segunda sua doutrina, seus princípios. Mas infelizmente, as pessoas mais pobres não tem acesso as mesmas informações que nós. Por isso são a parte da população considerada "cega" para perceber a verdadeira situação do nosso país. É até um termo meio irônico para ser usado, pois quem mais vê a situação da país na pobreza são os pobres. São eles que convivem com pessoas que passam fome, que não tem emprego, não tem educação, enfim não tem meios para melhorar de vida. Mas os mais pobres tambem são mais esperançosos. Acreditam nos candidatos. Como estão acostumados com aquela mesmice da pobreza, quando vem um candidato igual ao Lula, que não tem um grau de escolaridade muito alto, e já passou fome igual a eles, eles acreditam nele. Lula para eles talvez seja um símbolo. Um símbolo de uma pessoa exatamente igual a eles que conseguiu subir na vida de uma forma sofrida. Isso para eles já é motivo bastante para acreditar nele. Fora os pequenos projetos como bolsa família, que o lula fez e que reafirmou mais ainda essa confiança que o povo tem nele. O povo sempre procura exemplos para seguir. O Jesus brasileiro do povo agora é o Lula. Se o povo tivesse acesso a tudo oq nós temos acesso, talvez a realidade seria outra. Quanto ao seu post, muito inspirador. BJs!!

Anônimo disse...

Escreves maravilhosamente bem...suas palavras caem de forma suave... esqueceu-se de mim?
rsrsrs......só os poetas mesmo que são capazes de dar tanta vida e encanto às palavras.

Beijos!

Jéssica disse...

Oi, legal que foi lá no meu lugar gostoso, gostaria muito de te ver sempre por lá. Minha presença aqui vc já garantiu com tanta coragem e inteligência. Qto aos acordes musicais q vc citou no comentário, sempre tem música de fundo lá tb, pola...rs... Canta agora Gonzaguinha, uma música de protesto cantada há anos atrás e tão atual. Linda 4a. feira pra vc, beijos*.*

Kafé Roceiro disse...

Amigão, você sempre presente.

Anônimo disse...

Soubeste descrever um poeta tão bem quanto um ourives define a perfeição sobre um bruto metal brilhante. É com imensa gratidão, como poeta que tento ser, que digo que tuas palavras são mais uma fonte de inspiração a todos os "reféns das canções". Obrigado por existir e fazer das palavras algo tão agradável.
Abraços!

Anônimo disse...

Eu achei sim que vc fosse se esquecer de mim....sei naum..rsrsrs.

Beijos!

Kaotica disse...

Olá. O teu post está forte, como sempre está!
Eu sempre por aí andei mas o Pafúncio só agora voltou. Lembra do Pafúncio? Passa por lá só para eu saber se posso contar contigo e já agora comenta meu plágio do Outono. Bjs para você!

Cecilia M disse...

As palavras com que nos vestimos, as mesma que usamos para despir a alma...

Adorei
Fica bem
beijo

Susana Miguel disse...

Que forma bela de se dizer "os poetas".
Encontremos sempre as palavras...



Um abraço.

Lígiah Costa disse...

Oi Luiz!
Lindo texto, adorei mesmo!

"Que transborde nas pontas dos dedos palavras, forças, risadas,
Que escrever torne-se cada vez mais leve, como o vento na madrugada."

Sobre seus comentários no meu blog, não sabes o quanto me deixou feliz! É mais do que importante quando alguém, de fora, nos elogia ou diz algo sobre o que fazemos, é necessário. Faz bastante tempo que escrevo, mas somente agora criei coragem para colocar as minhas criações no blog e mostrar para as pessoas.
Ler teus textos, receber tua visita em meu blog, assim como de amigos tanto da internet como amigos presentes em nossas vidas já, da uma vontade imensa de pegar o papel e voltar a escrever, escrever sem parar. Obrigada por ter passado por lá, quando quiser fique a vontade, o blog é seu! E quando achar que o que leu não é tão bom, quanto eu imagino, por favor peço que escreva pois, a vontade e o gosto por fazer não é o mesmo que saber fazê-lo, não é!
Um ótimo dia para você! Até breve!

Beijos!

Maria de Ariston disse...

Sou apaixonada por poesia e agora que lhe conheci,oh célebre Luiz Carlos Reis, acabo de me apaixonar por você como poeta. Sua poesia "Esses Poetas" é magnífica, de fato, esses poetas são assim mesmo como você descreve e por isso eu os amo tanto. Eu amo você poeta Luiz Carlos Reis (seu nome e sua poesia estarão guardados em meu coração).

"Um plagiar sincero e subjetivo dos sons matutinos da primavera, do canto sinfônico dos pássaros..." - quer dizer, um plagiar sincero e subjetivo da vida que é pura poesia e beleza!
Que Deus proteja a todos os poetas e os tornem eternos plagiadores subjetivos, imitadores do poeta dos poetas que tudo o que criou viu que era bom.
MARIA PEREIRA COSTA

Maria de Ariston disse...

Sou apaixonada por poesia e agora que lhe conheci,oh célebre Luiz Carlos Reis, acabo de me apaixonar por você como poeta. Sua poesia "Esses Poetas" é magnífica, de fato, esses poetas são assim mesmo como você descreve e por isso eu os amo tanto. Eu amo você poeta Luiz Carlos Reis (seu nome e sua poesia estarão guardados em meu coração).

"Um plagiar sincero e subjetivo dos sons matutinos da primavera, do canto sinfônico dos pássaros..." - quer dizer, um plagiar sincero e subjetivo da vida que é pura poesia e beleza!
Que Deus proteja a todos os poetas e os tornem eternos plagiadores subjetivos, imitadores do poeta dos poetas que tudo o que criou viu que era bom.
MARIA PEREIRA COSTA