oficina cultural

oficinas culturais texto

Páginas

terça-feira, agosto 15, 2006

Alvorada de um suburbano


Segunda -feira, quatro e quinze da madrugada acordei meio assustado com o barulho ensurdecedor do despertador. Num acesso incontrolável de estresse e raiva, desliguei-o brutalmente com uma pancada. Como dormí muito mal a noite anterior.
- "Marvada" pinga! Não estou suportando o meu próprio hálito.
As dores de cabeça... nas costas e pescoço estão insuportáveis, tornaram-se congênitas... são protagonistas da minha insônia, dessa "coisa" de dormir chapado.

Prometo para mim mesmo parar de... nunca mais beber.
- Maldita insônia! Ainda sonolento, levantei e sentei-me na cama, o colchão já não absorve as tensões ortopédicas previstas , meu corpo está cansado e o sono... é incontido e maçante. Espreguiço...o estalar dos ossos rompe o silêncio amorfo. A penumbra invade aquele cubículo frio, fétido e embolorado. Restos mortais de uma barata nojenta e gosmenta, impregnam a sola do meu pé...pisei por infelicidade naquele ortóptero alado. Azar o dela! Tateio o chão com os pés e, na escuridão da edícula, meu cognitivo tão ou... atordoado pela bebedeira indaga: cadê a porra do chinelo? De pé! Finalmente!

A cabeça roda...e roda como pião na cela desenhada com gravetos, num chão de terra batido. Mas é questão de tempo...a topada do antelho mínimo no "pé da cama" foi inevitável, a dor provocou o marejar dos olhos, escureceu a visão, e uma dor pungente e desmedida toma forma...
- Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
Algumas lágrimas escorrem pelos cantos dos olhos , um palavrão ecoa num desabafo incontrolável, como um rugido, quebrando o silêncio da madrugada...

Luiz Carlos Reis

Foto:
http://www.fotorevista.com.ar/Galeria/Argentina

29 comentários:

Anônimo disse...

Ta vendo, é nisso que da ficar enchendo a cara de pinga...rsrs
Brincadeirinha, fiquei até com dó de você agora.

Mas agora você ja estã bom né? Espero que sim. E vê se toma juizo e bebe um pouquinho menos; ou então, compre um abajour pra evitar acidentes futuros.

Muitos beijos!!!

Kafé Roceiro disse...

Êita, amigão. Essa marvada pinga é que mata nóis! Mais nóis num larga a mardita!

Luiz Carlos Reis disse...

Olá pessoal a crônica tem um sentido figurado e narra o cotidiano de um suburbano das sociedades pós-modernistas.
Obrigado pela visita! Abraços!

tb disse...

descrito com a mestria de quem usa as palavras para apontar o dedo...o quotidiano de sociedades chamadas modernas mas onde o homem se torna num objecto o qual não se suporta a si mesmo e procura os escapes que não o levam à felicidade, mas apenas à ilusão.
Bom mesmo!
Um grande e forte abraço

Lorena disse...

Querido Luiz,
Obrigado pelas palavras de ânimo!
Um grande abraço e uma semana iluminada!

Maresi@ disse...

Vim agradecer tua visita ao meu recanto.... Adorei esse texto e essa aventura... Deixo convite e

Beijo_________Maresi@

Jack Bronson disse...

LLego por casualidad a tu blog... no entiendo mucho el portugues, pero se entiende con poco las consecuencias fatales de tu borrachera... es bien desagradable, pero consecuencia inevitable de un gran momento... las cosas se tienen que equilibrar de alguna manera... el cuerpo nois pasa la cuenta...
Saludos del Kiltro desde Chile para todo el universo bloguero...
Kiltro pasó y posteó

Alvarélio Kurossu disse...

Você tem qu epara de encher a cara e limpar seu quarto...hehehe
Falando sério agora, muito bom o texto, mas qual o significado do texto? esta com algum problema?

Anônimo disse...

Não entendi nada hehe

Anônimo disse...

Não não! Não entendi pq vc escreveu aquelas coisas p mim... =/

Lorena disse...

Querido Luiz,
Como sempre, muito gentil nos seus comentários. Adorei mais uma vez. Pois é! Ontem estava um frio de lascar aqui, hoje está o maior calor! Esse tempo é louco mesmo!
Beijos pra você meu anjo!

Um Poema disse...

É um prazer voltar a ler-te. E ainda que a postagem traga a data de 15.08, podes crer que no dia 27 não estava ainda disponível. Agora quero dizer-te que, como diz o por aqui o povo: "Cachaça e caldos de galinha não combinam"... rsrs Porque será? rsrs
Um abraço

Rui disse...

Dias mal vividos, dão noites mal dormidas... e despertares sem esperança.

Muito bom.

Anônimo disse...

ah sim! ^^
És akele garotinho sentimental ainda...
Pelo qual nem ao menos possamos sumir por uns tempos da net que logo acha que fez algo de errado! hehe
Não é nada disso! Apenas estava tendo dores de cabeça devido a este mundo cruel, onde só há pessoas de má índole. Que nem ao menos podemos ser feliz em paz! =/
Nada contra vc! ;)

Bjão

Maresi@ disse...

Passei para deixar um beijo suave_____________Maresi@

ruth ministro disse...

Há manhãs dificeis, acordares penosos, amanheceres escuros... mas há sempre um amanhã :)

Beijos

Lorena disse...

Querido Luiz,
Estou passando pra desejar um ;otimo finalzinho de tarde e também agrader pelo comentário. Com certeza ela ficou bem quentinha e eu bem doídinha.
Beijos pra você!

Å®t Øf £övë disse...

Luiz,
Por vezes há despertares assim...
É a primeira vez que cá venho, e gostei bastante do teu espaço e da tua escrita.
Abraço.

Anônimo disse...

Oi Luiz!!!

A foto não é minha não. Não tenho fotos em que estou sozinha aqui no PC, aí fica dificil fazer um layout. Essas eu peguei em um site de fotos, o endereço do site esta nos creditos.

A única foto minha que eu coloquei no blog é a do meu olhinho que esta no perfil.

Mas um dia ainda compro uma câmera e faço um layout bem legal 100% meu.

Beijos!!!

Santa disse...

Ao comemorar um ano do Blog da Santa não poderia deixar de agradecer atenção e carinho que recebi desse blog. Beijos.

Poemas e Cotidiano disse...

Oi Luiz Carlos!
Queria lhe dizer que hoje indiquei seu Blog no meu, em comemoracao ao Blog Day.
Gosto muito do seu Blog e do que voce escreve.
Beijos
MARY

Papoila disse...

Luíz:
Vim espreitar o teu blog... Faço isso, quando visito um amigo e o comentário de alguém que não conheço, me desperta a curiosidade... foi o que aconteceu... Não saí defraudada...gostei muito de ler-te. Beijo

Lata Mágica Recife disse...

Devidamente linkado.
Abraços dos amigos da Lata Mágica.

Willam & Odilene

Anônimo disse...

Nossa, quanta coisa pra comentar. Bom vc passou no meu blog outro dia e deixu um comentário. E coencidentemente nossos blogs têm nomes iguais! (Oficina Cultural, que legal!!Eu cheguei a ter o oficina cultural no bigblogger mas eu num sou assintante da globo e ele começou a dar problemas e então eu mudei). Olha Luiz, o seu tá muito caprichado. Muito legal. Você escreve o tipo de texto que eu gosto de ler, nesse texto me senti dentro dele. Muito bom, vc é jornalista>>>
Ah, e um último comentário...a MÚSICA! Ray Charles!!! =)
Parabéns!!!!
Abraços!

Desavexando disse...

brigada meu lindo. é um prazer recebê-lo no blog ;)

Jéssica disse...

Primeira vez q entro aqui e já gostei... adoro gente q tem bom humor... Bom final de semana*.*

Kafé Roceiro disse...

Já li e reli esse texto. É bom, mas quero ler outro. rsrsrssr

Anônimo disse...

...infelizmente há dias assim.em que o acordar parece o passo mais doloroso que se pode dar.


Escreve muito bem Luiz Carlos...na realidade pensei que teria sido
um mau acordar em dias que mais vale ficar na cama...e dormir o dia inteiro.


um abraço grande.

BlueShell disse...

...e as palavras dizem muito...mas o coração adivinha o resto...


Acabei de chegar de uma viagem...e estou toda “partida”..
Amanhã voltarei...depois de uma noite de sono reparador!
Beijos, BShell